Embora pequena em tamanho, a Eslovênia é um tesouro escondido da Europa Central esperando para ser descoberto por viajantes em busca de experiências autênticas e paisagens deslumbrantes. De passeios voltados aos aventureiros de plantão até quem aprecia paisagens, há muitas razões pelas quais você deve incluir a Eslovênia em seu roteiro de viagem e nós te trazemos as principais:
Eslovênia: o que você precisa conhecer
1. Beleza natural: Em primeiro lugar, a Eslovênia é abençoada com uma beleza natural impressionante. Desde os picos alpinos até os vales verdejantes e lagos cristalinos, cada canto deste país parece ter saído de um desenho feito à mão. O famoso Lago Bled, com sua ilha pitoresca e castelo medieval, é apenas um dos muitos destinos imperdíveis para os amantes da natureza.
Este lago supercharmoso e mundialmente conhecido por sua ilha natural localizada bem em seu centro, só é possível visitar por meio de barcos tradicionais que ficam na própria cidade de Bled. Nós garantimos: vale a pena! A paisagem é maravilhosa!
E se nós falamos em belezas naturais, a Caverna de Postojna precisa estar na “lista de desejos”. Ela é um dos destinos mais visitados da Eslovênia, apesar de não vermos muitos brasileiros dizendo que gostariam de ir para lá. Ela é a maior caverna turística da Europa com 24km de extensão. Bruna Oliveira, CEO da Menaya Viagens, se maravilha: “É um mundo mágico subterrâneo!”. Para ela, uma das partes mais interessantes deste passeio é conhecer parte da caverna de trem e ainda ter o direcionamento de um guia turístico para explicar as formações rochosas. O passeio inclui o trecho de trenzinho, que dura cerca de 3,5km e o caminho a pé de, aproximadamente, 1,5km. O tour todo dura 1h30, mas você não sente a hora passar de tão lindo que é tudo a sua volta! A ferrovia da Caverna de Postojna foi a primeira construída dentro de uma caverna subterrânea! A caverna é também um lugar onde você pode ver alguns dos melhores exemplos de formações de estalagmites e estalactites que estão presentes em grande número, num vasto leque de formas e tamanhos. É um verdadeiro espetáculo da natureza!
Outra beleza natural que merece ser apreciada é o Rio Principal, localizado na região central de Liubliana. Esta cidade, por sua vez, é considerada uma das mais verdes e extremamente ecológica da Europa – no centro da cidade, por exemplo, você não pode andar de carro. Nós recomendamos fortemente que você conheça a Liubliana a pé ou de bicicleta seguindo o Rio Principal.
2. Ideal para atividades ao ar livre: A Eslovênia também é um paraíso para os entusiastas de atividades ao ar livre. Com uma variedade de trilhas para caminhadas, ciclismo, rafting e escalada, há algo para todos os níveis de habilidade e interesse. Por exemplo, o Parque Nacional de Triglav, lar do pico mais alto da Eslovênia, oferece oportunidades infinitas para explorar a beleza intocada da natureza.
A Garganta de Vintgar, um desfiladeiro com cerca de 1,6Km que fica bem pertinho da cidade de Bled, também surpreende. O desfiladeiro foi esculpido pelo Rio Radvona e você pode percorrer todo o caminho ao lado dele, em pontes suspensas que rendem cenários incríveis. Ao longo do percurso, você cruza o rio Radvona várias vezes, passa sobre cascatas, pequenas piscinas naturais até chegar à Cascata Sum, a maior delas. Contando o trajeto de volta, esta caminhada te rende 2,2km percorridos.
3. Cultura e história: Mas a Eslovênia é mais do que paisagens deslumbrantes. Este País também possui uma rica herança cultural e histórica. As charmosas cidades medievais, como Liubljana e Piran, são verdadeiros tesouros arquitetônicos, repletos de ruas de paralelepípedos, praças pitorescas e igrejas centenárias. Explorar esses locais é como fazer uma viagem no tempo, mergulhando na rica história e cultura do país.
O Castelo de Predjama também vale a visita. Ele fica a poucos quilômetros da Caverna Postojna e está entre os dez castelos mais fascinantes do mundo. O que o torna tão único é o fato de ter sido construído no meio de um penhasco de 120 metros de altura! O castelo até entrou no livro do Guinness Recordes com o recorde mundial de maior castelo numa caverna. Ele tem em torno de 800 anos e esconde uma rede de túneis secretos no penhasco, assim como a caverna sob o castelo que é a segunda maior caverna eslovena.
No entanto, se você acredita que visitará um país “velho” em virtude de toda a sua bagagem, nossa CEO já te adianta que você está errado: “Visitei a Eslovênia e esperava encontrar uma cidade um tanto quanto antiga, mas achei extremamente jovem apesar de ser um país histórico. Eu me enganei! Cheguei lá durante o início do verão (fim de maio, começo de junho) e me deparei com muitos jovens aproveitando a estação para desfrutar dos bares, das caminhadas ao ar livre, dos mercados próximos ao rio principal (Rio Ljubljanica)… Foi gostoso demais conhecer esta cidade!”, conta Bruna.
A dúvida que paira é: por que você não reserva uma viagem para este destino encantador e descobre por si tudo o que a Eslovênia tem a oferecer? Nós podemos te ajudar com isso, basta clicar aqui.